EMEI Thereza

Institucional

NOME DA ESCOLA: EMEI THEREZA DOS SANTOS

VICE-DIRETOR (A):

COORDENADOR (A):

SUPERVISOR (A):

AGENTE ADMINISTRATIVO:

QUANTIDADE DE ALUNOS: 156

ENDEREÇO: RUA MANOEL GASPAR DOS SANTOS, 93 SERTÃO DA QUINA

TELEFONE: (12) 3849-8883

E-MAIL: emei.therezadossantos@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

Thereza dos Santos, nascida em Ubatuba, em 13 de fevereiro de 1938, Tia Thereza, como era chamada por todos, nasceu com problemas físicos (nanismo). Era raro naquela época as mulheres aprenderem a ler e escrever, mas a ensinaram, assim também como, costurar e a fazer artesanato caiçara.

Na época existiam grandes dificuldades para frequentar escola, então era comum toda a criança da região frequentar a casa de Tia Thereza, e lá aprendiam a ler, escrever, costurar, bordar fazer tricô e crochê e trançar palha para fazer artesanato caiçara. Era treinada como enfermeira e atendia a toda a comunidade, pois tinha todo material de primeiros socorros. Também ensinava música e dava aulas de catequese, nunca cobrando por seus ensinamentos.

Mas em 1980 foi contratada pela ASEL (Ação Social Estrela do Litoral) para dar continuidade ao trabalho que já realizava, pois foi considerado um serviço essencial para comunidade e de formação para o trabalho. Sua vida inteira foi dedicada à formação de jovens, que fazia com muita delicadeza. Seu falecimento ocorreu no dia 24/07/1995, em virtude de seus problemas físicos.

/* * VLibras */