CEI Luiza Basilio

Institucional

NOME DA ESCOLA: CEI LUIZA BASÍLIO DOS SANTOS

GESTOR (A): SILVIA CARMELA CURSINO

Silvia Carmela Cursino é formada em letras pelo Centro Universitário Modulo e Pós graduada em gestão escolar, psicopedagogia institucional. Atendimento educacional Especializado, Educação Infantil, Deficiência Intelectual e Arte de Contar História.
Atua a 20 anos na secretaria municipal de educação como professora, coordenadora pedagógica e gestora escolar, hoje está a frente da CEI Luiza Basílio dos santos conduzindo o trabalho dentro da educação infantil do nosso município.

QUANTIDADE DE ALUNOS: 85

ENDEREÇO: RUA CACAU, 135, LÁZARO

TELEFONE: (12) 3842-2964

E-MAIL: cei.luisabasilio@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

“LUIZA BASÍLIO DOS SANTOS” Filha caçula de 11 irmãos de Manoel Tomé e Matilde Basílio, Luiza, nascida em1943, caiçarado bairro do Lázaro, trabalhava com limpeza de casas de veraneio. Era pessoa alegre, foliãnata,gostava de cantar e várias vezes fora chamada para cantar na igreja por sua linda voz. Cantavaeparticipava dos carnavais, desfilando no Bloco do Lázaro. Era também uma cozinheira demãocheia,gostava de cozinhar no fogão a lenha as comidas típicas caiçaras. Odair umde seus filhos(exfuncionário do CEI), conta que sua mãe gostava de pegar mariscos e gaia na costeira, etambém,vendia limo (espécie de alga marinha) para os japoneses que moravam na região. Gostavadepescar,eo fazia mais por lazer do que propriamente fonte de renda. Luiza foi casada comseu“Bidico”comoera conhecido popularmente no bairro do Lázaro. Ela faleceu precocemente aos 39anos, deixandodoze filhos e doze netos, segundo relata seu filho Odair. Alguns anos após seu falecimentoquecoincidentemente ocorreu dia 28/10/1982 , aniversário de nossa cidade, foi reivindicadopelacomunidade local um centro comunitário para que pudessem proporcionar aos moradores, umespaçode lazer, educação e cultura. Neste local hoje, funciona o CEI que leva seu nome. Paranósficaahomenagem prestada a uma pessoa da terra muito alegre e querida por toda a comunidade. LuizaBasílio dos Santos perpetuou seu nome tornando-se inesquecível por seu carisma, e hoje, temosahonra de tê-la como nossa patrona.

/* * VLibras */