EMEI Idalina Graça

Institucional

NOME DA ESCOLA: EMEI IDALINA GRAÇA

DIRETOR (A): PATRÍCIA HADDAD MARTINEZ

COORDENADOR (A): MÁRCIA CRISTINA REIS GALVÃO

SUPERVISOR (A): HELOISA PINHO DE CASTRO

AGENTE ADMINISTRATIVO: TAMIRIS LOPES LINS

QUANTIDADE DE ALUNOS: 317

ENDEREÇO: AVENIDA RIO GRANDE DO SUL, 157 – CENTRO

TELEFONE: (12)3832-5350

E-MAIL: emei.idalina@ubatuba.sp.gov.br ou emeiidalina@gmail.com

Patrono

A Solitária de Iperoig, pseudônimo de Idalina do Amaral Graça, foi, indiscutivelmente, uma das personagens mais notáveis e marcantes na vida de Ubatuba. Considerada a primeira escritora da cidade, nasceu em Ilhabela, órfã, frequentou o “primário” por menos de 02 anos.

Enfrentou o pior. Foi empregada doméstica. Vagou de casa em casa suportando, sem meios de reação, admoestações, reprimendas e a interminável série de injustiças que só acontecem aos fracos e desprotegidos. Mas, no decurso dessa penosa caminhada, sempre que podia suavizava sua desdita na leitura de todo material impresso que lhe chegava às mãos, desde retalhos de jornais até compêndios que obtinha por empréstimo de raras pessoas compreensivas, das quais conseguia se aproximar.

Após casar-se com Albino Alves da Graça vieram para Ubatuba. Onde, depois de pouco tempo como comerciantes na Enseada, estabeleceram-se com pequeno e modesto hotel na cidade, no Largo da Matriz. Quando o hotel esvaziava Idalina lia e escrevia. E escrevendo às ocultas, passava para o papel o rico manancial de sua fértil imaginação.