EM Professor Honor Figueira

EM Professor Honor Figueira

Institucional

EM PROFESSOR HONOR FIGUEIRA

DIRETOR (A):

COORDENADOR (A):

SUPERVISOR (A):

AGENTE ADMINISTRATIVO:

QUANTIDADE DE ALUNOS: 193

ENDEREÇO: AVENIDA PRINCIPAL 993 – ITAMAMBUCA

TELEFONE: (12) 3845-3168

E-MAIL: em.honor@ubatuba.sp.gov.br

Acontece na Escola

Patrono

Honor Figueira nasceu aos 12 de outubro de 1917, na cidade paulista de Itapeva.

Fez seus estudos básicos na referida cidade, recebendo orientação religiosa presbiteriana, pois seu pai Manoel Aleixo Figueira viera foragido da perseguição religiosa europeia.

Quando se fez necessária sua formação intelectual, mudou-se para Lavras/MG, onde passou a estudar no Instituto Presbiteriano Dr Gammom, estabelecimento de ensino “DEDICADO A GLÓRIA DE DEUS E AO PROGRESSO HUMANO”.

Durante seus estudos demonstrou grande aptidão física para esportes, principalmente atletismo e especificamente para Saltos em Altura. No ano de 1934, HONOR sagrou-se campeão em Salto em Altura. Por sua atuação dedicada, recebeu bolsa para estudar YMCA -YOUNG MAN CHRISTIAN ASSOCIACION, em Montevidéo no Uruguai.

Em 1948 voltou a Minas Gerais, para lecionar na cadeira de Educação Física no Instituto Gammon, onde casou com Ophélia Camargo neste mesmo ano.

Seu primeiro trabalho foi em Presidente Prudente, mas no ano seguinte removeu-se para Instituto de Educação Ernesto Monte em Bauru/SP.

A convite do Dr Antonio Eufrásio de Toledo, proprietário da Instituição Toledo de Ensino, organizou a Escola Superior de Educação Fisica, por essa época foi Preparador Físico do time de futebol do Esporte Clube Noroeste que pertencia a PRIMEIRA DIVISÃO do Estado de São Paulo.

Trabalhou em Bauru até o final de 1976 , removeu-se então para Ubatuba/SP, onde lecionou até seu falecimento em 16 de novembro de 1979. A palavra HONOR significa HONRA e este foi seu lema , pois por onde passou foi deixando Marcas e Honras.

/* * VLibras */