EM Prefeito Silvino Teixeira Leite

NOME DA ESCOLA: EM PREFEITO SILVINO TEIXEIRA LEITE

GESTOR (A): Edilene Muniz Oliveira Vieira

Sou formada em pedagogia com pós graduação em Gestão e Atendimento Educacional Especializado.
Trabalho na rede municipal desde 2010, em 2021 fiquei 7 meses na coordenação e 4 meses na vice gestão.
Finalizei o ano sendo aprovada para a gestão escolar pelo processo seletivo, escolhendo está Unidade Escolar para atuar neste ano letivo.

QUANTIDADE DE ALUNOS: 290

ENDEREÇO: RUA LAURENTINA BRAGA DE ALMEIDA, 210 – MARAFUNDA

TELEFONE: (12) 3836-1820

E-MAIL: em.silvino@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

Nascido no bairro da Picinguaba, em 17 de fevereiro de 1917, casado com Maria de Lourdes Teixeira Leite, filho de Romualdo Teixeira Leite e Julia Maria de Alvarenga; foi Prefeito nomeado de Ubatuba em 1947, sendo o Governador do Estado, Adhemar de Barros.

Tendo como base escolar apenas o curso primário, exercitou em toda sua plenitude o autodidatismo e buscou novos horizontes na cidade, percorrendo a distância de canoa a remo com média de 6 horas de viagem enfrentando os desafios do mar junto com seus companheiros.

Era preciso levar farinha, peixe salgado, ovos e banana para a cidade e retornar com outros produtos para abastecer a modesta mercearia do pai Romualdo, na vila de Picinguaba. Mudou-se para a cidade, e, após levar adiante uma pequena padaria, inaugurou em 1954 a maior loja da época que sobrevive no mesmo local até os dias atuais, apesar da concorrência.

Sua vocação para a política e causas sociais, não permitia acomodação e, assim como no comércio, tinha a certeza de que o futuro da numerosa família constituída da esposa e 10 filhos, também dependia de sua participação no dia a dia da cidade.

Lançou-se candidato à Vereador em 1948 e durante 21 anos, até 1969, ocupou uma cadeira na Câmara Municipal. É o único vereador da história de nossa cidade a exercer este cargo durante 5 legislaturas consecutivas, quando ainda não existia remuneração para o exercício da função.

Silvino Teixeira Leite foi um caiçara do bairro de Picinguaba. Foi vereador por 5 mandatos em um período que a ocupação não era remunerada.
Participou da criação da Lira Padre Anchieta e outros movimentos que visam a evolução do município.
Foi prefeito nomeado em 1947 exercendo a atividade política em sua plenitude, trabalhando em beneficio da comunidade onde viveu.
Em 1989 foi homenageado pela Câmara Municipal ‘em reconhecimento aos méritos e à contribuição para o engrandecimento de nossa cidade’.