EM Professora Olga Ribas de Andrade Gil

2001 a 2003 – Normal para o Magistério na cidade de Paraibuna – SP
2004 a 2006 – Pedagogia na UNITAU – polo de Ubatuba
2016 – Pós- Graduação em Gestão Escolar – Faculdade Campus Elíseos
Participou dos cursos de formação continuada, oferecidos pela SME de Ubatuba:
LETRA E VIDA
PRÓ LETRAMENTO – Português/Matemática
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – Português/ Matemática
Experiência Profissional
2004 a 2007 – Professora eventual titular da sala (eventual fixa)
2008 – Passou a pertencer ao Quadro do Magistério da Secretaria Municipal de Ubatuba, através do concurso público para professores adjuntos.
2008 a 2010 – Professora da Escola COOPERATIVA DE UBATUBA
2016 à 2020 – Coordenadora da Escola Municipal Governador Mario Covas Júnior.
2018 – Formadora do PNAIC para o Ensino Fundamental
2021- Gestora Escolar da EM “Profª Olga Ribas de Andrade Gil”

QUANTIDADE DE ALUNOS: 465

IDEB 2017: 6,6

ENDEREÇO: RUA CONCEIÇÃO, 710 – CENTRO

TELEFONE: (12) 3833-3696

E-MAIL: em.olgagil@gmail.com

Patrono

O nome da escola foi dado em homenagem a uma educadora de serviços reconhecidos na área da educação no nosso município.
A professora Olga Ribas de Andrade Gil nasceu dia 03 de novembro de 1919, na Cidade de Aparecida do Norte, SP, filha do Sr. Aristides Pereira de Andrade e Sra. Aracy Ribas de Andrade. Formada no Curso Normal em Taubaté, em 1944, ingressou na Secretaria da Fazenda em Taubaté no ano de 1945. Casou-se com o Sr. João Bernardes de Almeida Gil, fixando residência em Ubatuba em 1952. Em 1965, deixou esta secretaria, optando por exercer o Magistério, atuando em diversas escolas do Município. Fundou a Escola Infantil “Chapeuzinho Vermelho” e criou o Primeiro Curso Preparatório de Madureza de 1º e 2º Graus, ainda na rede particular.
Em 1972 foi comissionada pela Secretaria de Educação para exercer a função de Orientadora Pedagógica de 1ª a 4ª séries, na área de Matemática, Junto ao SEROPE (Serviço de Orientação Pedagógica) na Delegacia de Ensino de Caraguatatuba, onde permaneceu até a extinção deste órgão. Nessa época, assumiu a sala de aula na antiga EEPG do Perequê-Mirim, atualmente EE Profª Florentina Martins Sanchez, onde também atuou como Diretora.
Aposentou em 1979, mas mesmo assim continuou exercendo a função de professora no Curso Supletivo da Escola Municipal de Ubatuba e em sua residência, com aulas particulares para recuperação de alunos.
Em 1981 adoeceu, vindo a falecer em São Paulo no dia 21 de novembro de 1984, sendo sepultada no Cemitério Boa Vista em Taubaté.
A Professora Olga Gil foi um modelo de ser humano voltado para o amor de seus semelhantes, pois o aluno, para ela, antes de tudo era um semelhante, que merecia dela toda a atenção e carinho possível.