EM Maria da Cruz Barreto

EM Maria da Cruz Barreto

Institucional

NOME DA ESCOLA: EM MARIA DA CRUZ BARRETO

GESTOR (A): MARIA NILDA FERREIRA CONCEIÇÃO

Fiz o Magistério no Deolindo, me formei no ano de 2000. Em abril de 2001iniciei na Rede Pública de Ubatuba, na escola “Marina Salete”, quando a escola ainda era no Terminal Turístico do Perequê Açú. Em 2003 já era concursada, fui para “Maria da Cruz Oliveira”, no bairro do Perequê Mirim, em 2009 mudei para “Maria da Cruz Barreto, no mesmo bairro onde estou até o momento. Nesta escola trabalhei em sala de aula, Sala de Recurso, na coordenação, em 2019 fui para direção escolar, onde continuo. No decorrer da minha vida profissional me formei em Pedagogia na Faculdade da UNITAU aqui em Ubatuba, fiz vários cursos, entre eles, Educação Ambiental, Gestão Escolar, Letramento, Alfabetização, Contação de História… Nós educadores sentimos a necessidade de querer mudar o mundo, acreditamos que através da educação isto é possível. Nasci para ser professora! Amo minha profissão!

QUANTIDADE DE ALUNOS: 339

ENDEREÇO:  RUA PEDRO CABRAL BARBOSA, Nº 248 PEREQUÊ MIRIM

TELEFONE: (12) 3842-1587

E-MAIL: em.mcbarreto@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

Maria da Cruz Barreto, nascida em 20 de Agosto de 1944, na cidade de Ubatuba, filha de Benedito Paulo da Cruz e Raquel dos Santos Cruz, ambos caiçara da Praia do Lázaro.

Nos anos 50, Maria da Cruz trabalhou com seu pai na Praia do Lázaro onde o Sr. Benedito Paulo mantinha um pequeno Empório que já servia à comunidade por duas décadas.

Por ser uma mulher determinada e objetiva, Maria mostrou-se uma mulher que tinha muito de comerciante e nos idos de 1971, abriu seu próprio negócio na Praia do Lázaro, onde em uma pequena loja, comercializava artigos de praia e artesanato local. Já casada em março de 1964 com Idílio Alves Barreto, caiçara da Enseada, Maria dedicava sua vida ao lar, esposo e sua família.

Sempre obstinada, carismática e mulher de personalidade, Maria conquistou seu espaço e vida com a simplicidade pertinente a uma caiçara.

No ano de 1979, Maria e seu esposo construíram no bairro do Perequê Mirim o Camping Sol Solo, onde com seus cinco filhos já moços, começam nesta época a relacionar com os turistas que vinham à cidade. De forma, caseira e em um pedaço de terra a Beira mar.

Nos anos 80, Dona Maria e sua família ampliam seus negócios e cria no Perequê Mirim uma das primeiras marinas, dentre tantos existentes hoje em Ubatuba.

Seus últimos dias Vale a pena lembrar que foram vividos em sua marina localizada no espaço onde hoje está construída a escola que leva seu nome.

/* * VLibras */