EM Maria da Cruz Barreto

EM Maria da Cruz Barreto

Institucional

NOME DA ESCOLA: EM MARIA DA CRUZ BARRETO

DIRETOR (A):

COORDENADOR (A):

SUPERVISOR (A):

SECRETÁRIO (A):

AGENTE ADMINISTRATIVO:

QUANTIDADE DE ALUNOS: 339

ENDEREÇO:  RUA PEDRO CABRAL BARBOSA, Nº 248 PEREQUÊ MIRIM

TELEFONE: (12) 3842-1587

E-MAIL: em.mcbarreto@ubatuba.sp.gov.br

Acontece na Escola

Patrono

Maria da Cruz Barreto, nascida em 20 de Agosto de 1944, na cidade de Ubatuba, filha de Benedito Paulo da Cruz e Raquel dos Santos Cruz, ambos caiçara da Praia do Lázaro.

Nos anos 50, Maria da Cruz trabalhou com seu pai na Praia do Lázaro onde o Sr. Benedito Paulo mantinha um pequeno Empório que já servia à comunidade por duas décadas.

Por ser uma mulher determinada e objetiva, Maria mostrou-se uma mulher que tinha muito de comerciante e nos idos de 1971, abriu seu próprio negócio na Praia do Lázaro, onde em uma pequena loja, comercializava artigos de praia e artesanato local. Já casada em março de 1964 com Idílio Alves Barreto, caiçara da Enseada, Maria dedicava sua vida ao lar, esposo e sua família.

Sempre obstinada, carismática e mulher de personalidade, Maria conquistou seu espaço e vida com a simplicidade pertinente a uma caiçara.

No ano de 1979, Maria e seu esposo construíram no bairro do Perequê Mirim o Camping Sol Solo, onde com seus cinco filhos já moços, começam nesta época a relacionar com os turistas que vinham à cidade. De forma, caseira e em um pedaço de terra a Beira mar.

Nos anos 80, Dona Maria e sua família ampliam seus negócios e cria no Perequê Mirim uma das primeiras marinas, dentre tantos existentes hoje em Ubatuba.

Seus últimos dias Vale a pena lembrar que foram vividos em sua marina localizada no espaço onde hoje está construída a escola que leva seu nome.

/* * VLibras */