EM Madre Maria da Glória

EM Madre Maria da Glória

Institucional

NOME DA ESCOLA: EM MADRE MARIA DA GLÓRIA

GESTOR (A): Cláudia Helena Marcondes Sigaud

Ingressou no serviço público municipal como professora efetiva em 1998. Com dois anos de experiência, foi convidada a assumir a vice-direção da escola na qual trabalhava. Sempre comprometida com a educação pública integral e inclusiva, ocupou funções de gestão, coordenação, supervisão, tanto na rede municipal (Ubatuba) quanto na estadual (SP).
– Direção e vice-direção de escolas municipais (Ubatuba);
– Coordenação pedagógica de escola estadual (EE Maria Alice-SP);
– Coordenação do Ensino Fundamental (SME – Ubatuba);
– Coordenação da Educação Básica (SME – Ubatuba);
– Supervisão de Ensino (SME – Ubatuba)
Formada em Pedagogia e Letras.
Pós-graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica, e Educação Inclusiva.

QUANTIDADE DE ALUNOS: 277

ENDEREÇO: RUA DA EDUCAÇÃO, 340 PARQUE DOS MINISTÉRIOS

TELEFONE: (12) 3833-6400

E-MAIL: em.madregloria@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

Madre Glória nasceu Helena de Freitas Guimarães, em 25 de março de 1907.

Alegre por natureza, tinha na religião uma atividade a mais, pois falava francês desde os três anos e estudava inglês desde os sete. Adorava estudar, sendo suas predileções Álgebra e Literatura. Em conversa despretensiosa de infância, veio-lhe a idéia de se tornar freira. Ela, que nunca antes havia aventado a possibilidade de vir a ser uma religiosa, ficou surpresa perante a possibilidade que surgia, pois era uma pessoa com tudo que se podia desejar: alegre, culta e que sabia tocar piano e dançar.

Foi assim que Helena, a jovem da sociedade a quem o pai fazia todas as vontades, cansada de festas, foi à Bélgica para se tornar Madre Glória: tinha encontrado sua vocação.

Em 26 de dezembro de 1956, por iniciativa de Dom Paulo, Bispo de Santos, realizou-se um movimento em busca do auxílio do então Governador Jânio Quadros para a construção do primeiro prédio da entidade religiosa, onde funcionou posteriormente um internato para sessenta alunas e também cursos de externato.

Madre Glória foi a fundadora da primeira escola de artes e música de Ubatuba, localizada na Rua Maria Alves.

Quanto à adoção de seu nome, conta Madre Maria da Glória: “Mais tarde, na Academia José Bonifácio, de Santos, fui aluna de Benedito Calixto, e meu entusiasmo por Anchieta foi crescendo ao contemplar o famoso quadro do mestre representando o heroico poeta prisioneiro dos índios, fazendo das praias de Ubatuba minhas primeiras pinturas.

Jorge Lima levou-me pelo Brasil afora, percorrendo as viagens incríveis do nosso incansável apóstolo Anchieta; que se tornou, então, o “Meu Herói”.

Nas vésperas de receber o hábito de noviça, pediram-me que escrevesse “o nome de guerra de meu apostolado”, isto é, o patrono que me guiasse, pelo seu exemplo, em minha carreira religiosa. Logicamente tinha de ser Irmã Maria Anchieta. Mas a Madre que leu para as outras o meu bilhete, pronunciou o chi de Anchieta como ‘qui’, isto é, Anquietá.

Foi um reboliço daqueles! – Ah, não pode ser, esta brasileirinha tão viva, tão espoleta, tão alegre, chamar-se Maria Anquietá! Não existe nenhuma Santa Anquietá! Onde ela foi buscar tal padroeira?!

Acontece que na sala de reunião ninguém conhecia meu herói para poder explicar a confusão de Anchieta para Anquietá. Deram-me, então, o lindo titulo de nossa mãe do céu.”

/* * VLibras */