Primeira Infância

O que é Primeira Infância?

De um modo geral, chama-se Primeira Infância ao período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança. Como o início da educação formal não se dá na mesma idade em todos os países, há diferentes noções do final da Primeira Infância. No Brasil, consideramos que a Primeira Infância acaba quando a criança completa seis anos de idade.

A Primeira Infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança e as experiências dessa época são relevantes para o resto da vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação e enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta.

Durante a Primeira Infância ocorrem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros, e cada um desses aspectos é interligado com os demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive.

Os estudos mostram que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

Ubatuba está entre os municípios comprometidos com ações concretas para garantir que a primeira Infância seja vivenciada integralmente tanto no ambiente familiar como escolar e cidade.
A Secretaria de Educação participa ativamente na estruturação do Plano Municipal da Primeira Infância junto de outras Secretarias como Saúde e Assistência Social.
Dentre as ações, destaque para atendimento em creche de 0 a 3 anos acima da Meta 1 do Plano Nacional da Educação; garantia de professores e agentes Educacionais desde o berçário; formação continuada; realização da Semana do Bebê, Semana da Educação Infantil entre outras.

Folder Semana do Bebê – Clique para visualizar