EMEI Judith Cabral dos Santos

EMEI Judith Cabral dos Santos

Institucional

NOME DA ESCOLA: EMEI JUDITH CABRAL DOS SANTOS

DIRETOR (A): LUZIETE RAMOS DE OLIVEIRA

SUPERVISOR (A): ILEANA MARIA CARVALHO SOLERA SOARES VIANA

AGENTE ADMINISTRATIVO: EVELYN DALLMANN VASQUEZ

QUANTIDADE DE ALUNOS: 191

ENDEREÇO: RUA BENEDITO HENRIQUE, 248

TELEFONE: (12) 3842-3575

E-MAIL: emei.judith@ubatuba.sp.gov.br

Acontece na Escola

Patrono

Nascida em 09 de Maio de 1916, no bairro do Perequê-Mirim, Dona Judith foi uma mulher que, para a época em que viveu, quando as mulheres eram menos arrojadas, se destacou com sua garra e seu trabalho, lado a lado com o marido, contribuindo inclusive para o desenvolvimento de Ubatuba.

Judith casou-se em 1936 com Benedito Henrique dos Santos, que era viúvo com quatro filhos, e os adotou com amor materno. Toda a família foi morar na Ilha Anchieta, pois o Sr. Benedito era funcionário do presídio.

Lá tiveram mais seis filhos. Posteriormente voltaram ao continente, fazendo morada na Praia da Enseada. Sua vida foi de muita luta, trabalhava como lavradora, pescadora, costureira e lavadeira, além de fazer artesanato com as vizinhas para vender em Taubaté e São Luiz do Paraitinga.

Ajudava os mais necessitados com os frutos da lavoura e seus trabalhos rurais. Judith era uma mulher humilde e temente a Deus.

Aos quarenta e cinco anos, faleceu vitimada por um câncer, deixando além do pesar e luto no coração de seus amigos e familiares, a certeza de que todo trabalho feito com amor e dedicação vale a pena.

Curiosidade: Judith Cabral dos Santos hoje nomeia a creche situada na Rua Benedito Henrique, no bairro do Perequê-Mirim, ou seja, o saudoso casal caiçara continua junto…