EM Sebastiana Luiza de Oliveira Prado

EM Sebastiana Luiza de Oliveira Prado

Escola - Gestor - Horário Administrativo

NOME DA ESCOLA: EM SEBASTIANA LUIZA DE OLIVEIRA PRADO

GESTOR (A): THIAGO HENRIQUE BAIOES QUIRINO

Graduação em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar e licenciatura para os anos iniciais do fundamental e educação infantil. Instituto de Ensino Superior Santo André (IESA)
Pós graduação em Psicopedagogia Institucional (Uni A – Anhanguera Educacional)
MBA em Gestão Estratégica de Negócios. (Faenac – Anhanguera Educacional)
Experiência Profissional – Banco Bradesco SA – função inicial escriturário, promoções caixa, atendente de agência, finalizando como Supervisor Administrativo (2008/2015)
Atuante na Secretaria Municipal de Educação desde 2017, efetivado como Professor estatutário desde 2018. Atual Gestor da Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado pelo Processo Seletivo de 2021

QUANTIDADE DE ALUNOS:  145

ENDEREÇO: ESTRADA DO ARARIBÁ, 1280, ARARIBÁ

TELEFONE: (12) 3849-5667

E-MAIL: em.sebastiana@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

SEBASTIANA LUIZA DE OLIVEIRA PRADO, foi peça fundamental na qualidade de vida da região.
Era ela quem fazia papel de “enfermeira da família”, trabalhando de forma preventiva, parteira e benzedeira, ela também realizava várias ações medicamentosas, preparando com folhas e raízes remédios que ajudavam na recuperação de quem a procurava.
Tão grande era seu conhecimento e reconhecimento que pessoas de vários lugares do país vinham conversar com “Dona Tiana”, como era mais conhecida.
Filha de Bertolina Catarina de Jesus, de origem indígena e portuguesa e de Luiz Jenuíno de Oliveira, de origem italiana, nasceu na Praia Grande do Bonete, aos Dez dias do Mês de Junho do Ano de Mil Novecentos e vinte e três (10/06/1923).
Aos dezesseis anos, casou-se com Manoel Cesário do Prado e tiveram três filhas: Maria, Rosália e Conceição, além do filho adotivo, Luiz Celso.
De descendência indígena e com demasiada curiosidade, descobriu cedo o dom da cura e manipulação das plantas, por vezes, ficava semanas na casa de um doente até sua recuperação.
Seu primeiro parto foi realizado aos seus dezessete anos e ao longo de sua vida, realizou partos nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha bela, São Sebastião, Natividade da Serra, Vargem Grande, Taubaté, São José dos Campos, Aparecida do Norte, São Luiz do Paraitinga, Paraty São Paulo.
Seus remédios foram questionados por muitas pessoas, até serem levados ao instituto Adolpho Lutz, que constatou que as amostras examinadas tinham fundamentos medicinais.
Morou no bairro do Araribá por muito tempo, vivendo do plantio, da caça e da pesca. Era analfabeta e tinha imensa vontade de aprender a ler e a escrever.
No dia Vinte e cinco de Janeiro do Ano de Mil Novecentos e noventa e cinco (25/01/1995), Tiana nos deixou, e como homenagem, foi eleita a Patrona da escola do Araribá.

/* * VLibras */