EM Professor José de Souza Simeão

Escola - Gestor - Horário Administrativo

NOME DA ESCOLA: EM PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA SIMEÃO

GESTOR (A): CELEIDA MARGARIDA PAULINO VELLOSO

Celeida Margarida Paulino Velloso, 52 anos, moradora do bairro Perequê-Açú, formada no curso Técnico de Contabilidade na EM Tancredo de Almeida Neves, Pedagoga e Bacharel em Direito com inscrição na OAB sob número 405.818/SP
Iniciou sua experiência profissional na área da Educação em 1994 como inspetora de alunos, ficando na função até 2014, quando passou no concurso para Professor de Educação Básica I. Desde então, está lotada na SE. No ano de 2020, recebeu o convite para a coordenação Pedagógica da EMEI Maria Alice. Em 2021, foi para a Vice Direção da EM Manoel Inocêncio Alves dos Santos onde ficou até o final de 2021. No final do ano de 2021, realizou o processo seletivo para Gestor Escolar, escolhendo então EM José de Souza Simeão como escola para administrar com muito carinho e responsabilidade.

QUANTIDADE DE ALUNOS: 310

IDEB 2017: 5,2

ENDEREÇO: ESTRADA MUNICIPAL MBP 146 N° 20 TAQUARAL

TELEFONE: (12) 3833-4392

E-MAIL: em.simeao@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

José de Souza Simeão nasceu em 1922, em Teresina-Piauí, filho do capitão músico do exército Hugo Simeão de Azevedo e Beliza de Freita Simeão. Cursou o primário e secundário em escolas públicas. Iniciou a carreira militar em 1940, aos dezoito anos. Mais tarde, foi transferido para Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende – RJ, onde atuou como chefe de enfermagem até 1964. Devido ao golpe militar acelerou seu pedido de reforma, que se consolidou em 1965.
Mudou-se com a família para Taubaté – SP com o propósito de cursar a faculdade de História, dando vazão a um antigo sonho: ser professor. Cursou História de 1967 a 1970 na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, hoje, UNITAU – Universidade de Taubaté.
Após tantas idas e vindas, sem desanimar de seu sonho, José de Souza Simeão conseguiu um emprego na antiga Fábrica de Tecelagem de Taubaté (CTI), onde trabalhou no turno da madrugada, após as aulas.
Seu primeiro trabalho como professor foi no Colégio Taubateano onde permaneceu durante um ano. Mas o seu alvo era escola do estado ou município.
Em 1971 foi contratado pela escola Estadual Capitão Deolindo, em Ubatuba, onde foi o primeiro orientador pedagógico do Grêmio do Centro Cívico.
Lecionou também, durante algum tempo, na atual EM Presidente Tancredo de Almeida Neves onde foi secretário.
Aposentou em 1992.
Faleceu em 1998. Deixou seis filhos e a esposa Claudia, que continua recebendo cuidados e
carinho de todos.Deixou também, noras, genros e netos.
Ficou um vazio em todos os corações que o amavam, mas o principal está enraizado tanto nos familiares como naqueles que foram seus alunos: a luta pelos sonhos com esforço e dignidade, exercendo a cidadania lutando sempre pelos seus direitos. Por isso todos nós temos plena certeza de que sua luta não foi em vão.