Escola - Gestor - Horário Administrativo
NOME DA ESCOLA: EM MAESTRO PEDRO ALVES DE SOUZA
ENDEREÇO: RODOVIA OSWALDO CRUZ, 6719 – FIGUEIRA (PÉ DA SERRA)
TELEFONE: (12) 3833-2409
GESTOR/A: Juliana Lourenço Garcia
Juliana Lourenço Garcia é licenciada em Pedagogia, com conclusão em janeiro de 2002. Ao longo de sua trajetória profissional, investiu em diversas especializações que enriqueceram sua prática educacional:
- Alfabetização e Letramento – concluída em fevereiro de 2016;
- Gestão Escolar – concluída em agosto de 2016;
- Língua Portuguesa e Literatura – concluída em dezembro de 2016;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) – concluído em fevereiro de 2023;
- Educação Infantil – concluída em setembro de 2024.
É concursada na Rede Municipal de Ubatuba desde 2014, atuando como Professora de Educação Básica I. Iniciou sua trajetória na Educação Infantil, na EMEI Terezinha Rossi, e no ano seguinte migrou para o Ensino Fundamental, onde se encantou pela Alfabetização, dedicando-se por diversos anos à área, buscando constante aprimoramento. Em 2020, foi convidada para assumir a Coordenação Pedagógica da EM Maria da Cruz Oliveira, onde desempenhou uma função de grande significado. No ano seguinte, atuou como Coordenadora Pedagógica na EM Maestro Pedro Alves de Souza, escola pela qual tem grande afeto e onde, junto à equipe, realizou diversos projetos. Em 2025, aceitou com alegria o novo desafio de assumir a Gestão Escolar da EM Maestro Pedro, dando continuidade ao trabalho com dedicação e compromisso com a qualidade da educação.
Patrono
Maestro Pedrinho, nasceu em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1934 e iniciou a carreira musical aos 11 anos, em sua cidade natal. Maestro Pedrinho foi o responsável pela formação musical de inúmeros jovens, e fez com que as bandas de Caraguá e Ubatuba, a “Lira Padre Anchieta” fossem conhecidas e admiradas no estado de São Paulo.
Além de maestro, Pedrinho também foi competente empresário em Caraguatatuba, São Sebastião, Paraisópolis e em Ubatuba, onde comandou a boate “Lê Bateau”.
Pedro Alves de Souza foi casado com a professora Wanda Bello Barliosa da Souza até sua morte, ocorrida em 1992. Hoje o maestro dá nome ao coreto de Ubatuba, a uma rua no bairro Benfica, em Caraguá, onde também é lembrado com uma placa no coreto da cidade, e agora recebe a homenagem da Prefeitura de Ubatuba, dando nome a escola do bairro da Figueira.