A equipe de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação é composta por duas professores do Ensino Fundamental: Fernanda Righetto Toledo Leite e Natália Nice de Almeida Silva Ramos dos Reis e duas professores da Educação Infantil: Carolina Reinert e Renata de Paula.

A equipe atende os professores da rede municipal de Ubatuba desde a creche até o 5º ano, bem como os professores de HRP (horário de recuperação paralela).

     Tendo como objetivos gerais: 

  • Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem;
  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
  • Desencadear ações de formação continuada em rede que contribuam com a prática em sala de aula.

Formação Inclusiva

Formação Inclusiva para Professores de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal da Educação de Ubatuba, iniciará neste ano, a formação específica em Educação Inclusiva para professores de Ensino Fundamental .

Considerando a grande demanda de pessoas com deficiência em nosso público de alunos e em cumprimento a Lei Brasileira de Inclusão, que assegura no Artigo 28,  “adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado”. Tendo em vista os dados obtidos em pesquisa realizada dos dias 27/08 à 10/10 do ano de 2019, onde obteve-se 320 respostas de professores da rede municipal, foram identificadas algumas prioridades no campo de formação:

  • 41,2% dos professores tem alunos NEEs com diagnóstico;
  • 53,1% identificam na formação profissional a maior dificuldade na inclusão educacional de qualidade;
  • 32,8% dos professores possuem pós graduação na área de Educação Especial;
  • 50% necessitam de formação sobre prática inclusiva, autismo e adaptação curricular.

As formações serão focadas a partir dos temas propostos pelos próprios professores, Prática Inclusiva, Adaptação Curricular e Autismo entre outros, e se realizarão uma vez por mês, às terças em horários diferentes, com 6 turmas de aproximadamente 35 professores que aderiram as 10h/a propostas para formação em 2020.

Também convém ressaltar que os 18 professores de Atendimento Educacional Especializado, que trabalham nas Sala de Recursos Multifuncionais, contarão com formações e orientações às sextas feiras, para aperfeiçoar os atendimentos e a inclusão dos alunos NEEs em nossas escolas. Informamos ainda que na rede Municipal de Educação contamos com 15 Escolas Sedes de Salas de Recursos Multifuncionais, distribuídas em todas as regiões da cidade, que atenderão neste ano aproximadamente 425 alunos, dentre eles  laudados e em processo de investigação diagnóstica. Neste ano, contaremos também, com uma Sala de Recursos específica para alunos com baixa visão para facilitar e orientar o trabalho efetivado pelo professor de sala regular.

Beth Isnard (Supervisora da Educação Especial)

Ana Oliveira (Professora Coordenadora da Educação Especial)