EM Manoel Inocêncio Alves dos Santos

Institucional

NOME DA ESCOLA: EM MANOEL INOCÊNCIO ALVES DOS SANTOS

VICE-DIRETOR (A): THAÍS ROSA DOS SANTOS NAGY

COORDENADOR (A): VIVIANE DOS SANTOS CRUZ DE OLIVEIRA

SUPERVISOR (A): VICENTINA GABRIEL DO PRADO AZEVEDO

AGENTE ADMINISTRATIVO: BIANCA PEREIRA MARQUES

QUANTIDADE DE ALUNOS: 105

ENDEREÇO: RUA REINALDO MATHEUS, S/N- SERTÃO DO UBATUMIRIM

TELEFONE: (12) 99112-5019

E-MAIL: santosalves577@gmail.com

Acontece na Escola

Patrono

De acordo com o Sr. Janjão, filho do Sr. Manoel Inocêncio Alves dos Santos, também conhecido como Mané Grande, quem criou a escola do Sertão do Ubatumirim foi a Dona Virginia, uma senhora que gostava muito de ajudar as pessoas. Dona Virginia procurou o Sr. Manoel Inocêncio e solicitou auxilio para que o seu desejo fosse realizado. Assim a família Inocêncio cedeu o terreno e ainda auxiliou na construção, sendo a primeira edificação em 1955 de pau a pique.

O Sr. Jorge Inocêncio, filho do Sr. João Inocêncio (irmão do Mané Grande) relata que foi feito um ajutório para levantar um rancho que foi fechado de pau a pique para assim iniciar os trabalhos de ensino (alfabetização). O Sr. Antônio Alves dos Santos, irmão do Sr. Jorge, guarda na memória o seu avô trabalhando com o cultivo da terra (mandioca, café e cana) e fazendo farinha de mandioca. Lembra-se do seu tio-avô Manoel juntando cipó (imbé, muito usado para cestaria ou amarração de casa de pau a pique) fazendo amarrações com ele e carregando-os nas costas.

A escola passou por várias reformas para melhorias e ampliações e nesses períodos as aulas eram ministradas na casa do Sr. Manoel Inocêncio. Um período marcante para a família, foi quando a Sra. Joana iniciou o trabalho como merendeira na escola em 1982 e estavam construindo mais uma sala, totalizando duas salas de aula. Em 2001 passou a denomina-se Manoel Inocêncio Alves dos Santos– Mané Grande e em 2009 foi inaugurado o novo e atual prédio.

Hoje atendemos 105 alunos, sendo desde o maternal I até o 5º ano, com uma proposta pensada no desenvolvimento integral do educando.