EM Manoel Inocêncio Alves dos Santos

Escola - Gestor - Horário Administrativo

NOME DA ESCOLA: EM MANOEL INOCÊNCIO ALVES DOS SANTOS

VICE-GESTOR (A): CLÁUDIA VALENTINA ALVES

Atuação na área de Docência, com experiência na regência de aulas, elaboração de projetos educacionais participando do planejamento das atividades interdisciplinares e da organização do processo de ensino aprendizagem, contribuindo com o aprimoramento das rotinas.

Coordenação de ensino, monitoria, orientação do corpo docente e discente, avaliando as práticas educativas, promovendo a reflexão do trabalho pedagógico contribuindo para uma aprendizagem qualitativa. • Experiência na gestão escolar aprendizagens que favoreçam a organização, utilização de espaços educativos, aplicação de recursos financeiros em equipamentos e materiais que contribuam para a melhoria da estrutura escolar.

Participação da Reunião Pedagógica para avaliação das práticas educativas e discussão da organização e utilização dos espaços, equipamentos, materiais e recursos disponíveis.

Disponibilidade para o trabalho. Formação Acadêmica Técnico Magistério 22 de dezembro de 1992 Graduação em Pedagogia – concluída em 2014 Uninter Centro Universitário In Curso.

Pós: Gestão Escolar. Experiência Profissional Prefeitura Municipal de Ubatuba -2017 a 2021 Gestão Escolar- EM “ Professor Ernesmar de Oliveira Prefeitura Municipal de Ubatuba – 20217 PB1 EM PADRE JOSÉ de Anchieta

ENDEREÇO: RUA REINALDO MATHEUS, S/N- SERTÃO DO UBATUMIRIM

TELEFONE:

E-MAIL: em.manoelinocencio@ubatuba.sp.gov.br

Patrono

De acordo com o senhor Janjão, filho do senhor Manoel Inocêncio Alves dos Santos, também conhecido como Mané Grande, fundou a escola do sertão do Ubatumirim e a Dono Virgínia, uma senhora que gostava muito de ajudar as pessoas. Dona Virgínia procurou o senhor Manoel Inocêncio e solicitou auxílio para que seu desejo fosse realizado. Assim a família Inocêncio cedeu o terreno e ainda auxiliou na construção, sendo a primeira edificação em 1955, construção essa de pau a pique. O senhor Jorge Inocêncio, filho do senhor João Inocêncio (Irmão de Mané Grande) relata que foi feito um ajutório para levantar um rancho que foi fechado de pau a pique para assim iniciar os trabalhos de ensino (alfabetização). O senhor Antônio Alves dos Santos, irmão do senhor Jorge guarda na memória o seu avô trabalhando com o cultivo da terra (mandioca, café e cana) e fazendo farinha de mandioca. Lembra-se do seu tio-avô Manoel juntando cipó (Imbé) muito usado para a cestaria ou amarração de casa de pau a pique, fazendo amarrações com ele e carregando-os nas costas. A escola passou por várias reformas para melhorias e ampliações nesses períodos as aulas eram ministradas na casa do senhor Manoel Inocêncio. Um período marcante para a família, foi quando a senhora Joana iniciou o trabalho como merendeira na escola em 1982 e estavam construindo mais uma sala totalizando duas salas de aula. Em 2001 passou a denominar-se Manoel Inocêncio Alves dos Santos – Mané Grande e em 2009 foi inaugurado o novo e atual prédio. A partir de 2018 a EM Manoel Inocêncio foi desvinculada da E. M. José Belarmino do bairro do Puruba. As turmas deixaram de ser multisseriadas na Educação Infantil. Atualmente atendemos 102 alunos, do maternal ao quinto ano dos Anos Iniciais (Ensino Fundamental), como uma proposta pensada no desenvolvimento integral do educando. Desde de 2020 a escola passou a ser considerada Escola de Período Integral, mas não concretizou a ação devido à falta de estrutura física, ou seja, salas de aula ou outros espaços cobertos e a situação agravou-se com a pandemia do Covid 19, por ter que manter o distanciamento social entre a comunidade escolar (alunos, funcionários e pais). Em 2021 iniciou o atendimento no Período Integral, porém continuando sem estrutura física, ou seja, falta de espaços cobertos e salas de aula para atender no contra turno, a equipe gestora teve que reorganizar os horários do contra turno para não haver aglomeração na escola, respeitando o protocolo de biossegurança de acordo com as orientações e determinações da Secretaria de Saúde e Comitê de Segurança ao Covid 19.

/* * VLibras */