CEI Maria Lúcia (Tia Babá)

CEI Maria Lúcia (Tia Babá)

Institucional

NOME DA ESCOLA: CEI MARIA LÚCIA DA NÓBREGA

ENDEREÇO: RUA: PRINCIPAL – 424 – RIO ESCURO

TELEFONE: (12) 3842-2980

GESTOR/A: Ana Carolina Monteiro Mesquita

Ana Carolina Monteiro Mesquita é graduada em Pedagogia pela UNITAU (concluída em 2021), em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO (concluída em 2013) e é especialista em Sustentabilidade pela Educação Gaia, em Brasília-DF (concluída em 2016). Em 2024, concluiu a pós-graduação em Arte na Educação: Música, Teatro e Dança pela FACUMINAS. Atualmente, está cursando Bacharelado em Teologia, ampliando ainda mais sua formação multidisciplinar.  Sua trajetória na Prefeitura Municipal de Ubatuba começou em 2019, quando foi aprovada em 6º lugar no Processo Seletivo para o cargo de Agente Educacional, atuando nas unidades EMEI Professora Maria Alice Leite da SilvaEM Professora Maria Josefina Giglio Silva e EMEI Dinorah Pereira de Souza.  Após concluir a graduação em Pedagogia, ingressou como professora pelo Processo Seletivo de 2022, atuando nas escolas EM Maria da Cruz Barreto e EM Maria das Dores Santos Carpinetti. Em 2024, foi aprovada em 2º lugar no Processo Seletivo e 31º lugar no concurso público, passando a integrar a rede municipal como servidora estatutária.  Desde abril de 2025, exerce a função de Gestora Escolar no CEI Maria Lúcia da Nóbrega, onde atua com dedicação e diálogo constante com a equipe escolar e a comunidade. Seu trabalho é voltado para a construção de um ambiente que promova o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania.

 

Patrono

Maria Lúcia da Nóbrega nasceu no dia 25 de março de 1926 nesta cidade no bairro chamado Praia Dura. Levava uma vida muito dura e pobre. Aos 26 anos de idade foi morar em São Paulo e nessa mesma época nasceu a sua primeira filha do seu primeiro casamento e em seguida ao retornar para Ubatuba nascera seu segundo filho.

O pai veio visitá-lo, porém o mesmo foi embora com a promessa que voltaria o que não aconteceu. Assim, sozinha iniciou sua batalha para criar os filhos pequenos. Sem condução para ir ao trabalho voltava somente aos finais de semana para ver as crianças. Nessas idas e vindas a pé conheceu um rapaz que se chamava Eufrásio que trabalhava na construção da ponte da Praia Dura. Casaram-se e após alguns anos ficou viúva.

Ela era muito querida por todos do bairro do Rio Escuro, ajudava a todos que estavam à sua volta. Sofria de problemas nos ossos. Aos 83 anos faleceu deixando seu legado.

O nome Maria Lúcia da Nóbrega foi escolhido em homenagem a uma importante moradora do bairro, carinhosamente conhecida por Tia Babá, pois estava sempre pronta a ajudar aos que a procuravam.

/* * VLibras */