Ubatuba fica acima da média nacional na nota do IOEB

Foi divulgada, essa final de semana, a nota do IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasilera. O município de Ubatuba ficou com nota 5,0, a mesma nota recebida pelos outros municípios do Litoral Norte, São Sebastião e Ilha Bela.

Para o Prefeito Delcio Sato o resultado reflete o empenho da equipe, da comunidade e o compromisso da administração em priorizar e garantir a aplicação dos recursos no setor .”

No Brasil, cerca de 24% dos municípios não conseguiram mostrar avanços e 71% dos municípios ficaram abaixo da média nacional de 4,71.

Segundo a secretária municipal de Educação, Pollyana Gama: “A divulgação do aumento da nota de 4.9 para 5.0 confirma que Ubatuba está no rumo certo: avançou e ficou acima da média nacional e do estado de São Paulo”.

Pesquisa realizada pela Diretoria Administrativa da Secretaria de Educação identifica que a aplicação dos recursos por aluno de Ubatuba é proporcionalmente a segunda maior do Litoral Norte mesmo tendo o menor orçamento.

O IOEB é uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. A ideia é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo ecossistema da educação.

Ainda sobre esse avanço, diz Pollyana: “ A responsabilidade de toda nossa equipe aumenta. O bom é que temos muitos profissionais, famílias comprometidas e um prefeito que têm colaborado para isso pois o propósito de promover uma aprendizagem cada vez mais significativa e de boa qualidade aos nossos alunos é comum a todos nós”.

Qual é a composição do IOEB?

O IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal e que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

Ele é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Indicadores de resultado educacional: Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental; Ideb dos anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

—————————————-

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU