Prefeitura de Ubatuba estuda parceria com Faculdade de Odontologia de Bauru – USP

Prefeitura de Ubatuba estuda parceria com Faculdade de Odontologia de Bauru – USP

Na última quinta-feira, 07, foi realizada uma reunião entre representantes da secretaria de Educação, Saúde, Instituto Oceanográfico e Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB Usp.

Desde 2019, a secretaria de Educação de Ubatuba tem mantido tratativas com a– FOB Usp para viabilizar uma parceria em atendimento especializado visando contribuir com o desenvolvimento do aprendizado das crianças.

Como essas tratativas também envolvem a secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, o encontro colocou esses setores a par do projeto, do cronograma e das contrapartidas do município.

Basicamente, ele será constituído pelo atendimento gratuito nas seguintes especialidades: odontologia, fonoaudiologia, neuropediatria e oftalmologia.  A seção de Educação Especial da secretaria de Educação vai contribuir para auxiliar na seleção dos alunos da rede municipal.

Parte do programa será sediada no Instituto Oceanográfico da USP, que também irá promover ações de educação ambiental com os participantes.

Toda a ação, que tem o objetivo de se consolidar como permanente no município, é coordenada pelo Professor Dr Carlos Ferreira dos Santos. “Sabemos que três fatores podem contribuir para um desenvolvimento escolar ineficaz: dor de dente, problemas de visão e audição. Nosso objetivo é fazer a triagem desses problemas e ajudar o município na parte curativa, juntando forças”, explicou Santos.

A previsão é que os atendimentos tenham início assim que atendidas as solicitações e apontamentos por parte da Vigilância Sanitária, o que deve acontecer ainda este ano.

Saiba mais sobre a FOB

Atualmente, a FOB oferece cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina.

Em 2015,a  Odontologia da USP foi classificada em  primeiro lugar em ranking mundial (Center for World University, instituição da Arábia Saudita).

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 118 docentes, a maioria em tempo integral, e 233 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsável pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes.

—————————————-

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU