EM Presidente Tancredo de Almeida Neves

EM Presidente Tancredo de Almeida Neves

Institucional

NOME DA ESCOLA: EM PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

GESTOR (A): Marcelo Callil Voos

Licenciado em pedagogia pela Universidade de Taubaté, é professor efetivo da rede municipal de Ubatuba desde 2017, tendo atuado na função de coordenador na E. M. Marina Salete e na função de vice-gestor na E. M. Gov. Mário Covas. Iniciou sua atuação como professor no ano de 2001, no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, na cidade de São Paulo/SP. Atuou também na Escola Lumiar, em São Paulo/SP e no SENAC/SP, nas unidades de Taubaté e São José dos Campos. Posteriormente, já em Ubatuba, após um período de 9 anos em que foi servidor do Ministério Público do Estado de São Paulo, foi membro do Grupo Gestor da Escola Waldorf Jardim Primavera e atuou como professor de robótica sustentável na escola bilíngue Triskel English Center. Participou do 17º Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica da UNIVAP (2013), com o artigo: “A programação de aulas como ferramenta de trabalho do professor”. Foi um dos vencedores do Prêmio FLUPP de Educação, edição de 2020, com a experiência educativa “Cuidando do Corpo”, desenvolvida em 2019 na E. M. Madre Glória (Ubatuba/SP).

QUANTIDADE DE ALUNOS: 1.165

ENDEREÇO: RUA RIO GRANDE DO SUL, 600 – CENTRO – UBATUBA – SP

TELEFONE: (12) 3832-6221

E-MAIL: em.tancredo@ubatuba.sp.gov.br e tancredose@ubatuba.sp.gov.br

coordena.tancredo@gmail.com

Patrono

TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, nascido aos 04 de março de 1910, na Cidade de São João Del Rei, Estado de Minas Gerais, onde viveu a infância e parte da sua adolescência, até a conclusão do Ensino Ginasial, hoje o Ensino Fundamental. Mudou-se para a Capital do Estado, Belo Horizonte, onde estudou o Ensino Colegial, hoje Ensino Médio.  Ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais, onde estudou Direito, formando-se Advogado.

Em 1.935 iniciou sua carreira política, elegendo-se Vereador em sua cidade natal, São João Del Rei, chegando à Presidência da Câmara.

Em 1937 foi preso sob pressão da Ditadura do Estado Novo.

Em 1938 assumiu o Cargo de Promotor Público, casou-se com a Sra. Risoleta Neves.

Em 1947 foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), permanecendo até 1950, quando foi eleito Deputado Federal, permanecendo por 5 (cinco) legislaturas de 1951 a 1953 e de 1963 a 1978.

Sua carreira ganhou evidência a partir de 1953, quando o Presidente Getúlio Vargas o nomeou Ministro da Justiça de 1953 a 1954, quando enfrentou uma cerrada pressão contra as forças que desejavam depor o Presidente Getúlio Vargas, o qual praticou o suicídio, enquanto Tancredo Neves mostrava-se determinado a lutar em defesa da legalidade.

Com a morte de Getúlio Vargas em 1954, Tancredo articulou a candidatura de Juscelino Kubitschek à presidência do país de 1956 até 1960, embora sem mandato parlamentar, foi Conselheiro em assuntos políticos e econômicos, do então Presidente.

Em 1982, com a abertura política, a sociedade brasileira começou a organizar o movimento “Diretas já”, que propunha a eleição direta para Presidência da República.

Foi Governador de Minas Gerais de 1983 até 1984, quando renuncia para disputar a Presidência da República.

Em 15 de janeiro de 1985, foi eleito Presidente da República pelo Congresso Nacional com 480 votos contra 180 votos de Paulo Salim Maluf do PDS.

Sua vitória foi comemorada em todo o País, primeiro Presidente Civil depois de 21 anos, juntamente com seu Vice-Presidente José Sarney.

Um dia antes de sua posse marcada para o dia 15 de março de 1985, Tancredo Neves foi internado às pressas para uma cirurgia de urgência, veio a falecer 38 dias depois em 21 de abril de 1985.

Tancredo de Almeida Neves foi sepultado em São João Del Rei, sua Terra Natal, em 24 de abril de 1985.

Tancredo de Almeida Neves foi um advogado, empresário e político brasileiro. Nasceu em 14 de março de 1910, São João Del Rei, MG e faleceu em 21 de abril de 1985, em São Paulo, SP. Foi casado com Risoleta com quem teve 3 filhos: Tancredo Augusto, Inês Maria e Maria do Carmo. Foi eleito vereador na sua cidade e em 1937, posteriormente foi deputado estadual e deputado federal. Em 1984 participou do movimento das “Diretas, já” que visava reestabelecer as eleições diretas para a Presidência da República. Uma vez derrotada a emenda constitucional, conhecida como Emenda Dante de Oliveira, das “Diretas, já”, tornou-se candidato do PMDB à Presidência da República, pelo Colégio Eleitoral, que nada mais era do que o Congresso Nacional que naquela época era formado por parlamentares eleitos indiretamente ou mesmo vitalícios. Foi vencedor, juntamente com seu vice, José Sarney, a candidatura Tancredo e Sarney é considerada até hoje como uma das mais complexas e bem-sucedidas na história política do Brasil. Eleito começou a viajar para apresentar suas propostas para o governo, mas já apresentava problemas de saúde. Seus médicos pediam que fizesse um tratamento, mas ele negava, pois temia que os militares não dessem posse ao seu vice-presidente. Mas a saúde não suportou, às vésperas da posse foi internado, o vice-presidente José Sarney assumiu interinamente. Em 21 de abril de 1985 veio a falecer, fato que trouxe comoção nacional.

/* * VLibras */